CODA 11 - cumo lê como? ou como lê cumo?

'Sentia o medo do demasiado tarde'  Jorge Luís Borges 

Olá jazz women and jazz men!

quem ouve CMJ?... 
Rádio com esse tipode Música é ouvida onde quer que seja mas em Portogal só desde 1966 ouvintes ouviram CMJ na Renascença
até à Revolução do 25 de abril
e em que dia foi? 
21 fevereiro... conheci uma Joceline - funny name! - que nasceu em 29 de fevereiro... então quando comemorava seu dela aniversario? fingia nos 28 mas há festa nos 29 os - sem ofensa - bissextos
mas...                                                                                                                          estreei-me em 62 num LIS-PAR má estreia aeroporto já Charles DeGaulle fechado mau tempo zona de Paris alternámos para sul onde almoçámos pedi champagne estava em França era a minha estreia como passageiro voador... quantas bebi? não me lembro foi pouco mas há cerca 35 anos era novo... estreei-me num concerto jazz em Paris ouvendo um Ray Charles não... errado Ray Charles o único pois não conheci outro igual... n-a tocaram antes era eu pequeno nunca fui grande foi em Lisboa fora outros n-americanos do jazz e já então célebres... mas este foi um sucesso para a verdade jazz... do jazz de Ray R C era acompanhado por uma mas loura ou seria loira?... lá do norte da Europa uma Dina not enough... dina marquesa erro dinamarquesa  alta maior que ele e constava que ela o levava e o trazia do piano mas este acústico... 
Ray não via... nem eu mas da esquerda ele das duas

há décadas na E E Escola do Exército na Amadora no quartel ... cumo o exército sensinasse!... um prof praí 1 tenente e coronel disse prácabar com as (des)graças nossas dos alunos: 'olho é o orgão vista é a função' !!!... e mal digo eu da memória... esta tem à volta de + de sessenta 60 anos!... viva eu antigamente

1966 - ano em que:

. foi decidido o 1º auto de processamento referente ao caso do assassinato do     General Humberto Delgado
. Shostakovich estreeou com Rostropovich concerto violoncelo e orquestra nº2
. Ornette Coleman publicou o LP 'The empty foxhole'
. Liechenstein, Chagall, Warhol, Vasarely trabalhavam
. foi imposta a Lei Marcial em Macau na sequência do protesto de alunos e professores chineses e que provocou 8 mortes 62 prisões 200 feridos
. Miles Davis publicou o LP 'Miles Smiles'
. Tarkovski filmou 'Andre Rublov'
. Lennon e McCartney compuseram 'Eleanor Rigby'
. a marca italiana de automóveis Fiat a qual assinou um acordo com a então União Soviética e construiu uma fábrica de automóveis em Togliattigrad cidade assim chamada em homenagem ao dirigente comunista italiano Palmiro Togliatti
. John Coltrane gravou o LP 'Live at Village Vanguard Again'
. na Rádio Renascença emissora católica portuguesa com cobertura nacional e internacional e onde 'Cinco' começou chegavam as primeiras mensagens apócrifas que classificavam J D seu autor cumo 'amante de batuques' + 'racista' e até 'apreciador da música dos pretos que punham em risco a unidade nacional'

«esta resolução não deve estar certa, porque a equação não é suficientemente bonita»  Albert Einstein

«o jazz é uma das formas musicais subtilmente envolventes que me foi dada a conhecer»  Maria João Pires 

in DN 6 abril 2008 títulos & excertos:

«América já viu morrer cerca de um milhão de militares»

Guerra  da Independência (1775-1783) fim de 4.435
Guerra de 1812 (1812-1815) fim de 2.260
Guerras Índias (1817-1898) fim de 1.ooo
Guerra do México (1846-1848) fim de 13.283
Guerra Civil (1861-1865) fim de 498.332
Guerra Hispano-Americana (1898-1902) fim de 385
1ª G G Mundial (1917-1918) fim de 53.402
2ª G G Mundial (1941-1945) fim de 291.557
Guerra da Coreia (1950-1953) fim de 36.574
Guerra do Vietnam (1964-1975) fim de 58.209
Tempestade do deserto (1990-1991) fim de 382
Guerra do Afganistão (2001-      ) fim de 491
Guerra do Iraque (2003-     ) fim de 4012

«Rock é amador, cru, apaixonado, instável, volúvel e imediato ou é nada»
Miguel Esteves Cardoso

«Imagem deve falar parada e o som falar em movimento»
Manoel de Oliveira

«É indiscutível, ainda que misterioso, que a pessoa que faz um favor supere de algum modo aquele que o recebe»
Jorge Luís Borges

"tirou o chapéu e foice..."

"jazz não é popular entre nós... popular é o pão"

como se lê como? 
fácil!... como!...
errado! deve ler como... como lê comida ou comido!...

texto para um 'Cinco' é difícil e muito
sei porque já u escrevo há + de 1/2 século são 50 anos...

agora... 
imaginações de Mia Couto n. 1933 Beira, Moçambique em 'Cronicand0' de 1991 há 30! ed. Caminho 'outras margens - autores estrangeiros de (em) língua portuguesa (modificada)' ****

'... para se acostumar à cova, na subfície do mundo?...'

'... papel marrotado, dobrado em mil sujidades...'

'cabelo no zero'

'muito coçados' 

'sim, maistravez'

'o papel sob os olhos'

'... mais erros que palavras' (?!...)

'a velha se imovia'

'na própria doideira nos vamos loucorando'

'... a mãe escutou em qualificado silêncio. Às vezes no clorir de um parágrafo, ela sorria: sempre igual esse meu filho. Eu me parabendizia, cumpria missão do fingimento...' 

terá sido influência de África ou do Brasil ou das duas?...

gostava que me não mandassem organizar um 5teto jazz com e de portugueses... seria este - pausa -  com 2 de nome João 
se o meu o nosso fosse vivo seriamos 3
este seria assim:

João Mortágua - saxista notado sopro com falta dar mas João tal qual o next
João Paulo Esteves da Silva - piano um acústico o + caro... João merece!
Nelson Cascais não de Cascais toca baixo 1 contra acústico...          elétrico não pois dá choque

José Salgueiro - tocador de ritmos avariados erro variados

KiKo - USA melhor usa bem usada logo poupada não o vejo há anos só o osso

também comigo! cala-te! roubaste espaço

li na imprensa fiz mal que os clubes com jazz estão a acabar nos USA em New York... 'Birdland' ou e 'Jazz Standard' são os nomes que constam... e eu que já fui a tantos já fechados ou outros que permanecem mal abertos... mas os que prefiro ou + prefiro continuam open só que em horas de desgraça...  'Small's' e 'Village Vanguard' e 'Mezzrow' paciência... agora Manhattan está estará parada... forever? a do norte para os americanos do norte que lá vivem!

a despropósito de empresa sorry imprensa a tuga a de Portugal não ajuda é a da realidade! mas CODA resistirá... ninguém me disse... sei eu... é uma lei dura é a minha: não gosto de quem não gosta de mim
e são tantos!...

e para acabar esta que há dias muito mimpressionou... porque será que sou assim  cumo sou... impressionável... Manoel - brasileiro que me corta o cabelo e a barba o quê?... já tive mas passou-lhe... - entregou-me há dias 2 livros escritos por 1 cliente seu... Cego... e explicou-se 'sr. J N veio cá sozinho com estes dois livros e me disse': "são meus mas por fv entregue a seu cliente J D pois você falou nele"... e eu que sou cego da vista esquerda... lá ou cá teria que ser... trouxe os livros para casa li-os e decidi telefonar-lhe para o nº que o barbeiro me deu
resultado: nunca o vi não o conheço portei-me bem agradeci e desliguei
gostei e um dia lhe retelefonarei
escreve boa poesia
esta

de JN 'Os apocalypses de Jomo Secura Lacrima'

'Vice-Vendo' (a Mia Couto)

'as vidas vão discorrendo
naturezas multivárias
amíude operárias
quantas vezes pouco sendo
mas nem por isso temendo
as cegueiras milionárias
que se dão em vice-vendo'

em fevereiro deste ano esta CODA continua... pode ser contínua ou com ti nua

Jazzé do Arte

ah!... encontrei um livro que tem uma dedicatória da celebrada fadista que diz assim: "ao amigo de longa data José Duarte um grande grande xi-coração..." assina Amália

em 30 e 1 
ainda do 1 
do 20 e do 20 e 1

                                                                                                                                       



Comentários

Mensagens populares deste blogue

CODA 20 - depois de muitas diligências inventou-se o comboio

CODA 21 - 'eu que me aguente comigo e com os comigos de mim' Álvaro de Campos

CODA 22 – jazz é composição improvisada