CODA 4 - jazz é composição improvisada

. viva o jazz e quem o apoiar

. «… não vale a pena sentir a pena… jassarou...»    
                                                                                                   Adriana R D

. tudo começou quando preferi marcha do morro ao samba                                             e o tempo passando
depois dei comigo frequentador do Jardim Cinema para as sessões do 'Cine Clube Imagem' em vez do 'C C Universitário'... era eu um universitário já contra o 'estado novo'

e o tempo a passar a passar-me
mais tarde descobri acentuações rítmicas novas as nos tempos fracos que não eram novas pois já lá estavam... só que estavam por usar... e começou o fim!

. certa tarde dei por mim no estádio do Jamor (quem teria sido este senhor Jamor?) e sempre com medo ié receio das patas dos cavalos da GNR eu a bater com a esquerda na direita (correta mente!) quando Vasques do Sporting marcou com sua cabeça um golo à Hungria fiquei espantado comigo pois todas e todos os outros batiam com (a mão) direita na esquerda lembrei-me então de meu tio Rui no Tarrafal nu na frigideira… já então era português anti situacionista e ele comunista

. ainda hoje ponto de exclamação quando – muito raramente… é o meu feitio 'exigente' – bato palmas as bato com a esquerda na direita e há também outros que o fazem não é desculpa é só para escrever um trio de celebridades: Maria Gabriela Canavilhas dra. ministra mas pianista e Francis Albert Sinatra  A voz e Barack Obama afro-americano do norte e muitos +
. no jazz é tudo ao contrário numa lógica born looser acentuam-se os tempos fracos coitados deles… mas ainda bem pois os fracos passam a fortes cria balanço dá pra dançar... a menina dança?

. jazz é outra língua
é uma linguagem
é cumo saber alemão e jazz e mandarim e português somos muitos... mas já fomos + (pausa)  temos capacidade para aprender a falar outras e assim se fica a conhecer línguas...fica-se mais 'rico' se as aprendermos                                                    costuma dizer-se - o que causa sempre escândalo - que as pessoas que sabem jazz são melhores que as outras porque - custe a quem custar - ouvem o que as outras ficam sem conhecer embora oiçam...                                                                        conhecem outra gramática                                                                                                       têm outra disciplina mental

. o jazz que vem de outras culturas que não a europeia ocidental tem leis que não estão na música com que fomos educados
quer rítmica
quer harmónica
quer sonora                                                                                                                         
todas mente 

. entrevistei sentado Claude Nougaro 1929-2004 os dois sentados na escada do Hot que há anos disse-se que foi ardida... era 1 entrevista para os C M J na emissora católica portuguesa Rádio Renascença... 

. ressonância magnética

. mudança dialética / ação recíproca / contradição / transformação da quantidade em qualidade / progresso em saltos qualitativos - leis da dialética

. bipolar

.'por estes bailes sem crise
que o povo tratará dela
oxalá que não te pise
o pé te arrasta a chinela'
de Augusto Neto Gomes

. Diprofos & Avodart analgésicos

. felicidade só partilhada

. Rancho - prato popular português melhor... prato em Portugal

. 'tudo se move exceto o próprio movimento'                                                             Heráclito 540 a 470 aC n. em Éfeso hoje Turquia 
foi meu tio Rui que mu apresentou

. Stryctum ou Structomax - medicamentos contra perca natural de cartilagens

. Epididimite

. 'tenta estares triste sem o estares'  
Laurie Anderson n. 1947 n-a mulher companheira de Lou Reed ***** que já se foi...

. Blues é um tipo de Música sem singular

. em Itália em seu camarim após concerto que ofereceu a crianças cegas pergunta duma delas... 'de que côr é o vento?'                                                                                       ele foi... ele É... Francis Albert Sinatra

. ouver jazz

. vivo só e só vivo

. antes quando fui novo cigarros '2o 20' no mercado 
hoje A ié há '20 20 20' três vintes

. Bessie Smith 1894-1937 com 43 didade acidente estrada  no Tennessee
perto de Memphis onde iria cantar... hospitais não a receberam... 
porque era negra... 
fim
mas não acaba aqui...

. 'não esquecemos os santos
que são do povo são nossos
não vai haver arraiais
só álcool gel e tremoços'
de Paula Rodrigues

. Slug's clube com jazz downtown Manhattan lower East side quase vazio assistência 99,9% negros... lá foi morto Lee Morgan trompetista com 1 tiro right between the eyes... lá fui várias vezes mas numa delas muito mólharam pensando 'um white não percebe jazz' até 'mas o que é que este branco está aqui a fazer?... um branco não sabe jazz' ambiente denso tenso para o white JD... no final saía - não saia - e caminhava até apanhar numa velocidade disfarçadamente rápida 1 táxi... mas... ele há sempre um mas... passava a pé por um clube de 'divertimento' noturno olhei e lá estavam elas despidas ou quase para não escrever nuas mas uma com casaco comprido e de peles e eram 2 da manhã... e eu a pé só zinho... uma noite ouvi passos atrás de mim mas não olhei pa trás fui desacelarando até que o negro multrapassou... desta ou deste safei-me  e suspirei... que frio... até que... táquesí!... hotel

. em Guimarães aconteceu a melhor festa jazz deste país... este ano não fui nem jamais irei ao jazz às 10 da manhã... sou preguiçoso... em Guimas estive na festa jazz desde 1992 e lá - dado que estou cá - os festivais  são manuais sorry são anuais mas muito antes de 92 estive em Guimas com LPs e valentia para pôr jazz a tocar... um susexo... não... suseço!

. CODA corrigida: 
'minha Mãe e meu Pai eram ainda duas crianças quando se casaram ele tinha 18 ela 17 e eu 3 anos' 
assim sim
Billie Holiday viveu 45 entre 1915 e 1959
sorry mas claro que Billie não tinha 13... ter-lhe-ia lhe dado azar... assim só foi infeliz... 

Holiday had a difficult childhood which greatly affected her life and career. Much of her childhood is clouded by conjecture and legend, some of it propagated by her autobiography, published in 1956. This account is known to contain many inaccuracies. Her professional pseudonym was taken from Billie Dove, an actress she admired, and Clarence Holiday, her probable father. At the outset of her career, she spelled her last name "Halliday," presumably to distance herself from her neglectful father, but eventually changed it back to "Holiday."

Holiday's grandfather was one of 17 children of a black Virginia female slave and a white Irish plantation owner. Allegedly, her mother Sadie was only 13 at the time of Billie's birth in Philadelphia and had moved there in order to hide her out-of-wedlock preganancy, although the 1900 census lists Sadie's birth year as 1896, which would make her 19 when Billie was born. Clarence Holiday, 16 years old at the time, was a banjo player who would later play for Fletcher Henderson. (There is some controversy regarding Holiday's paternity, stemming from a copy of her birth certificate in the Baltimore archives that lists the father as a "Frank DeViese."  Some historians consider this an anomaly, probably inserted by a hospital or government worker — see Donald Clarke, Billie Holiday: Wishing on the Moon, ISBN 0-306-81136-7.) Clarence Holiday accepted paternity, but was hardly a responsible father. In the rare times she did see him, Billie would shake him down for money by threatening to tell his then-girlfriend that he had a daughter.

Billie grew up in the Fells Point section of Baltimore, Maryland. According to her autobiography, her house was the first on their street to have electricity. Her parents married when she was three, but they soon divorced, leaving her to be raised largely by her mother and other relatives. At the age of 10, she reported having been raped. That claim, combined with her frequent truancy, resulted in her being sent to The House of the Good Shepherd, a Catholic reform school, in 1925. It was only through the assistance of a family friend that she was released two years later . Scarred by these experiences, Holiday moved to New York with her mother in 1928. In 1929, Sadie discovered a neighbour, Wilbert Rich, in the act of raping Billie; Rich was sentenced to 3 months in jail. Sadie later remarried and abandoned Billie, who from then on was raised by a woman she called Grandma, Martha Miller. Sadie died on October 6, 1945.

. foi há muitos anos em Lisboa ainda Billie vivia e quando na renascença erro Renascença meti no ar 1 disco dela... ouvi outro da Renascença aflito a gritar: 'está na rotação errada!...'... 'é assim mesmo!...' disse-lheu discreta mente

. 'há tanto tacho em São Bento
diz-me Santo António amigo
porquê tão pouco alimento
no prato dum sem abrigo?'
de António Xavier

. na vez 1ª eu em NY 25 fevereiro 1966 a sensação erro as sensações apareceram 1 delas e atenas... outro erro... nem nunca lá fui a Atenas... delas e apenas esta: a distinção nojenta ou a nojenta distinção de raças pois estava a ver uma coisa que em Portugal nunca tinha visto por não ser autorizada ié proibida: strip chega? tease... Elas despiam-se numa prateleira atrás do bar bem à vista e ao tato do consumidor e aceitavam dólares que 'escondiam' na peça de baixo de seus bikinis  tudo isto  apenas com os bar attender entre nós... estava eu com outro tuga da TAP a ver quando ouvi - perfazeria 28 em 23 do 6 de 1966 - e em 'englês': " já lhe disse que não entra!!!" dizia o calmeirão de serviço à porta do big bar em Times Square para o negro que queria entrar e logo ameaçou chamar a polícia quando afinal já a tinha chamado...  muito raro estar dacordo com 1... muito menos com + que 1 polícia... e assim levantei-me do bar e na porta disse na língua que NY entende pior que os USA entendem: "calma... fui eu que o convidei!..." era tarde... vi avançarem 2 calmeirões fardados 2 chuis um com divisas me disse sem antes sapresentar (!) estava fardado à polícia pensou! não precisar...: "eu e o meu colega vamos de carro dar a volta ao quarteirão e... se ainda cá estiver vai preso!!" radical! e sairam com os pneus do carro a chiarem... disse ao negro em englês! "nós 2... salvos!" e ele: "gostava de contar à minha e também de o apresentar a Ela my queen..." disse que sim só com a cabeça mas não fui e ele foi-se e o tuga da TAP  tal qual eu fomos pró hotel... este tuga já se foi embora e muitos mais meus conhecidos da TAP ou doutro sítio também                    estou sou só

. 'sem marchas na avenida
sem santos nem arraiais
Lisboa fica sem vida
arre porra que é demais' 
de Bento Cavaco

até jazz 

Jazzé do Arte

Lapa em 20 20 novembro 20 e 3












Comentários

  1. É velha a tendência de querer que uma coisa seja...uma outra.
    A improvisação não precisa de ser mais nada senão ... o que é.
    Composição é outra coisa... é raciocínio sobre a forma ao longo do tempo, é faz - desfaz- torna a fazer. Será melhor assim? ou assado? e se repetisse esta parte ? e se não repetisse aquela.? . Num solo de Trane, Shepp, Lester, Dexter, Parker... não há second thought. Não há "faço isto ou faço aquilo". Há um gesto apoiado por músculos, sangue e veias que o transportam. Um som que não se sabe muito bem de onde veio ... Improvisação é isso mesmo. Improvisação (do latim in - pre - visare = não ver antecipadamente) Composição é outra coisa...
    "In composition you have all the time you want to decide what to say in 15 seconds, in improvisation you have 15 seconds" ..........Steve Lacy.
    Abraço Zé Duarte !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

CODA 20 - depois de muitas diligências inventou-se o comboio

CODA 21 - 'eu que me aguente comigo e com os comigos de mim' Álvaro de Campos

CODA 22 – jazz é composição improvisada