CODA 1 - Free Blues

‘if you don’t know the lyrics, you can’t play the tune

                                                                                                                                                                          Lester Young

 a code plural de coda é música melhor Música e é um substantivo mas feminino cuidado pois em tempos passados logo fracos era uma cauda uma parte traseira um coice hoje há boas codas mas também más codas enfim - cumo em tudo neste mundo - doente

nestes meus 82 já vi ou ou vi erro ouvi muitos cds jazz e desde o final dos anos 50 portanto há 62 que oiço Música muitas mais vezes boa e ouvindo de quase tudo cumo todos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         pois ainda não sou surdo sou quase surdo escrevo quase porque às vezes oiço bem muitas vezes melhor quando mal de mim dizem e fora as vezes longínquas mas sempre breves do tipo ‘ai tão bom não foi’

coda uma boa coda é rara e fica sempre sem explicadora nem explicatriz ou explicação mas o difícil o melhor é perder ou então tocar tocar tocar mesmo que se não saiba o quê? não se saiba tocar bem bravo não escreveria melhor se escrevesse tocar bem até blues até free eu a escrever isto sendo eu um swinger

Lester que foi Prez foi um génio triste tocador de saxo do qual tirava sempre o mesmo som  sonoridade... idade!  tem a ver com som  com maturidade... outra vez idade!... enfim há que esquecer... vamos aos ignóbeis adjetivos: som cool liso uma curiosidade que toda a gente sabe... saxos tenor há muitos mas cada um soa cumo o soprador quer e Lester t t tocava tenor igual aos outros mas na sua dele L Y sonoridade... estou a cantá-lo mas quem mestá a ler não me ouve

deu muuuuito trabalho achar esta decisão fundar não de Fundação mas inaugurar "CODA – jazz é composição improvisada" e escrever na estreia explico-me é o que estou a fazer melhor fiz... ‘tirou o chapéu e foi-se’ assim é mehor assim é melhor é por palavras:

CODA foi uma revista canadiana para o jazz bem foi ou é fui assinante deixei de ser tenho dias... já o 'Jeune Cinema' assino desde o nº1 e a certa altura prái 1 metro e 73 gui convidado para escrever sobre o cinema português na altura feito em Portugal escrevi cumo sei cumo sinto e cãi na graças de 

jazz bem todos sabem o que é ou não é sabem de tudo perdão sabem tudo lembram-se de cantarem ‘eles sabem tudo elas sabem tudo mas não sabem nada’? letra fácil ‘não sabem nada’ mas concludente (boa Zé!) mas enfim jazz é existe toca-se toca em mim e abana-me é a invenção da Música sem papel diz-se pauta é a Música sem Rei nem Roque não à balda  mas que nunca se sabe porque é sempre diferente mesmo que tocada por 1 ou 11 jazzmen porque é inventada por 1 tocador ou tocadora só 1 embora em colaboração com outros ou outras ou então em disputa já disse! em diálogo dá trabalho explicar... lá vai improvisação é livre era por isto que a PIDE não gostava dela nem de nós nem sequer dela da PIDE eram mal pagos

propagandear jazz hoje qué famoso melhor 'famoso' e com defeitos à portuguesa cumo o cozido é mal ouvisto já todos sabem tudo e eu não valho a pena... dizem os sabidos sabichões os jovens que escrevem para o público que no jazz sabe bater com a direita na esquerda... mãos... em batimento errado ié ao 'contrário' batem better acentuam os tempos fortes!!! squares 

CODA esta CODA é aberta e livre todos podem aqui escrever sobre jáze mas... já convidei 2 de sexo oposto julgo eu... jazz no ar não havia nanete queria eu escrever agora já a ou A é a CODA a partir de hoje e que dura mais bem ou + bem que dure pois devo tenho que saber morrer uma dessas terminadas em er falecer ou melhor

outro texto nesta CODA é em inglês ou é inglês uma n-a e um 'jovem' tuga escreveram-se melhor foi José Duarte quem perguntou e ela a milhares de milhas de kms a qual respondeu o assunto foi ou é Dexter um tenor erro um dos melhores tenores mas não se podem esquecer e deixar douvir: Lester e Hawkins e Rollins e Shorter e Getz e Lovano e Land e Lockjaw e Brecker e Henderson e Heath e Lloyd e Jackett e Sims e Rivers e Ayler e Ammons e Golson e Webster e Griffin e Mobley e Trane e Redman e Sanchez e + e + e + 

ando a ler 'Make it new' de Bill Beuttler vale ***** versa práticas e homens novos e modernos 1 exemplo Jason Moran e é o 1º escrito atual sobre jazz todos que li e não foram poucos versavam o passado e que viva o presente que é o ar em movimente... não rimou... podia ter remado erro emendo ou não?

                                                                              'j'ai décidé d´être heureux, parce qu'est bon pour la santé'

pensamente certo! de Voltaire um pseudónimo de um (des)conhecido que viveu entre 1694 e 1778 foi filosofeiro e a amostra junta é intencional mente errada

sobre ou de jazz leio muita história e muita História e assinu vestido assino duas de quê? de História ambas as duas gosto deste erro e outras muito mais interesse ou sem Ele o interessa ou interessantes não vale a pena assinar as duas... vale vale... porquê? porque ando sempre a ver quando a má passa a boa embora rara mente ganhe à que se quer boa... e porque é que só gosta da boa? mas há que se quer boa... mas não é digo escrevo eu... com quentão leu Masoch! mas quem foi? pergunta ele o curioso... não sei só li Leeopold Ritter vin Sacher-Masoch já com idade adula e adúltera mas li atempada mente Marx o Karl

continuo a obter CDs uns à borla outros pago-us ou os eu... o 'Budapest Concert' foi-me ofrecido tal qual se diz por quem? pla European Contemporary ou Classic ou Classical vale quasi tudo Music só as do começo E C M toca KJ Keith Jarrett já com 75 vi u - só fonética a transcrição - pla 1ª vez nos anos 60 em 4teto em 1966 no clube jazz 'Luisiana' do Luís boa ideia Luís V B em Cascais num beco sem saída e no programa com jazz de Manuel Jorge Veloso na tv que então Portugal tinha não foi um foi O sucesso foi um sucesso... Keith deixou de tocar!!!... há 2 anos e uma das suas duas metades paralizou... este 'Budapest Concert' foi gravado em 3 de julho de 2016 no B B Concert Hall Bela Bartok **** não 5... mas oiçam

vou-me ou vou embora prá li... já escre vi o que conse gui mas até assim neste estado maldito morrerei em breve o que não deixa de ser  um estado interessante mas antes quero deixar escrito que depois de lerem me escreva, e embalem a escrita em mail destino joseduartejazz@gmail.com é um dos destinos possíveis...

até jazz

José Duarte 

Lapa 11 11 2020                                                      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CODA 20 - depois de muitas diligências inventou-se o comboio

CODA 21 - 'eu que me aguente comigo e com os comigos de mim' Álvaro de Campos

CODA 22 – jazz é composição improvisada